quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Participação do GETD da Unila no Seminário Internacional ¨A TEORIA MARXISTA DA DEPENDÊNCIA E O CAPITALISMO LATINO-AMERICANO NO SÉCULO XXI¨ para lançamento do livro PADRÃO DE REPRODUÇÃO DO CAPITAL, promovido pela Revista Margem Esquerda e pela Boitempo Editorial



Entre os dias 15 e 22 de agosto aconteceu, no Rio de Janeiro - Brasil, o lançamento do livro Padrão de Reprodução do Capital (www.boitempo.com/revista_margem_esq.php) organizado por Carla Ferreira, Jaime Osório e Mathias Seibel Luce. O lançamento, em várias Universidades do Brasil USP-Prolam (São Paulo), UFRJ (Rio de Janeiro), UFF(Niterói), UFRGS(Porto Alegre), foi precedido por conferências e debates sobre os conceitos de dependência e padrão de reprodução, além das categorias super-exploração da força de trabalho e subimperialismo, construídos na Teoria da Dependência para permitir o entendimento dos processos de subordinação do desenvolvimento capitalista das periferias, em especial da América Latina, aos países centrais.

Convidado para discutir a utilização da categoria super-exploração da força de trabalho em sua tese de doutoramento, o consultor do GETD Prof. Nilson Araújo de Souza, que foi orientando do Prof. Ruy Mauro Marini, participou dos debates na UFRJ que no dia 21 de agosto contaram com a participação de Jaime Osorio, também outrora orientado de Marini. Abaixo encontramos os links para visualizar as intervenções de todos os participantes:

O padrão de reprodução do capital - Parte I Jaime Osorio
O padrão de reprodução do capital e os níveis de abstração - Parte II Marcelo Carcanholo
O padrão de reprodução do capital e o subimperialismo brasileiro - Parte III Mathias Luce
A categoria superexploração da força de trabalho - Parte I Marcelo Carcanholo
A categoria superexploração da força de trabalho - Parte II Jaime Osorio
A categoria superexploração da força de trabalho - Parte III Niemeyer Almeida Filho
A categoria superexploração da força de trabalho - Parte IV Nilson Araújo
A categoria superexploração da força de trabalho - Parte V Mathias Luce

Entretanto, sob a Presidência do Prof. Niemeyer Almeida Filho, da Universidade Federal de Uberlândia, a SEP - Sociedade de Economia Politica, criou um GT para discutir a Teoria da Dependência que, em sua 2ª reunião na UFF no mês de agosto, incorporou e recomendou o GETD e este blog como referências nos debates ora estabelecidos no Brasil.

O GT da SEP incorpora professores e alunos de várias universidades dentre a quais se destacam: Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal da Integração Latino Americana e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

O GT também decidiu se reunir periodicamente três vezes por ano, duas vezes no primeiro e segundo semestre para discussão da produção de seus participantes e uma terceira vez durante a reunião anual da SEP para apresentação de trabalhos. A primeira reunião de 2013 acontecerá em Uberlândia nos dias 03 e 04 de abril.

Clique aqui para acessar os link´s referentes à publicação na imprensa sobre o evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário